A importância da saúde auditiva para o desenvolvimento infantil

A importância da saúde auditiva para o desenvolvimento infantil

Você sabia que a audição é primordial para o desenvolvimento infantil, tanto no sentido social quanto no cognitivo?

Quando essa perda vem desde o nascimento, o desenvolvimento da criança pode ficar prejudicado, afetando o aprendizado da linguagem oral, a escrita e também a leitura. 

O relacionamento com outras crianças e adultos cuidadores, também pode ficar prejudicado, e compreender ordens simples, entender e resolver questões do dia a dia pode se tornar um grande desafio.

Ao se tornar um adulto, essa privação da audição pode ter impactos ainda maiores, gerando limitações nos estudos ou no trabalho, por exemplo. Seja em uma conversa informal ou na fila do banco, a audição sempre está presente!

Continue lendo para saber mais e tire suas dúvidas sobre esse tema!

Como funciona o processo de audição?

O som, que percorre o ar em ondas, bate no pavilhão auricular — que pelo seu formato direciona essas ondas para o conduto auditivo.

Essas ondas sonoras fazem a movimentação da membrana timpânica. Ela é muito fina e delicada, como uma “pele de tambor”, e coladinha a ela está o conjunto de ossículos:

  • martelo,
  • bigorna e
  • estribo.

Esses ossículos vão se movimentar em conjunto, fazendo com que líquidos, na entrada da janela oval, se mexam dentro da cóclea.

Essa movimentação dos líquidos faz com que os pequenos cílios – as células ciliadas – se mexam, gerando um estímulo elétrico em suas bases. 

Essa estimulação elétrica, por sua vez, será transmitida pelo nervo auditivo até chegar ao cérebro e ser finalmente interpretada.

Porém, diversos problemas podem ocorrer nesse caminho do som ainda durante a infância, o que faz com o desenvolvimento infantil seja prejudicado.

Afinal, qual a importância da saúde auditiva para o desenvolvimento infantil?

 

A falta de acesso a sons ambientais importantes e, principalmente, os sons de fala podem ocasionar atraso na linguagem oral – a fala – e na aquisição da leitura e escrita, assim como dificuldades no processamento auditivo.

Os primeiros sinais percebidos pelos pais podem ser o atraso ou a presença de trocas na fala, mas os problemas vão muito além disso. A interação eficiente com as outras pessoas precisa ocorrer e, quando a audição está alterada, muitas crianças recebem os “rótulos” de agitadas e difíceis de lidar.

Quando a criança apresenta sinais de grande irritação durante a conversa com um adulto, por perceber que não está sendo compreendida, ou mesmo na escola com seus colegas, precisamos estar atentos ao momento ideal para uma intervenção fonoaudiológica.

Outros sinais de alerta são:

  • ficar calado, mesmo quando quer dizer algo,
  • mudar palavras de propósito para evitar as que tem dificuldade,
  • pedir para um adulto falar o que ela quer dizer, como se fosse uma tradução.

Como promover experiências auditivas para crianças?

Para incentivar o desenvolvimento infantil, você deve se comunicar com o seu filho, ficar atento se ele está respondendo aos sons e também acompanhar os seus avanços em relação à linguagem.

O primeiro passo para isso é a realização do teste da orelhinha, como é conhecido o exame de emissões otoacústicas, que identifica problemas auditivos logo nos primeiros dias de vida.

Quando o bebê passa nas emissões transientes e produto de distorção, conseguimos avaliar o funcionamento da cóclea e, mesmo assim, é importante realizar avaliações auditivas posteriores, pois passar nesta avaliação não impede que haja uma perda auditiva leve e nem impede que a perda apareça após a realização dos exames.

Já quando o bebê não passa nestes testes, o diagnóstico precisa ser aprofundado com outros exames complementares para que o uso dos aparelhos auditivos ocorra o mais cedo possível.

Outras experiências auditivas que devem ser promovidas são:

  • brincadeiras com sons (como a imitação de animais),
  • presença de sons ambientes,
  • chamar o próprio nome.

Ao identificar a falta de interação nessas situações, recomendamos o agendamento com um profissional para avaliação aqui na Audiosave.

Entre no nosso site, conheça os nossos serviços e fale conosco para saber mais sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a saúde auditiva.

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup