Para uma infância feliz e um desenvolvimento tranquilo, é preciso ter um cuidado constante com a saúde auditiva das crianças.
De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, seis em cada mil crianças apresentam perda auditiva, o que reforça a importância de manter em dia todos os exames necessários.
Assim, quando a família está atenta a esse aspecto da saúde dos pequenos, é possível garantir um crescimento com muito mais bem-estar e alegria.
Para saber mais sobre a saúde auditiva das crianças e como cuidar dela, continue a leitura!
A importância de cuidar da saúde auditiva das crianças
Como vimos, a perda de audição não é algo tão incomum entre os pequenos e pode ocorrer por diversos motivos.
Quando a perda não é diagnosticada logo no nascimento, sendo desenvolvida em outras etapas ou é diagnosticada tardiamente, alguns sinais podem ser observados:
- pedir para repetir o que foi dito;
- baixo desempenho na escola;
- desatenção;
- volume mais alto na tv;
- constantes “hein”, “hã”.
A falta de acesso a sons ambientais importantes e, principalmente, aos sons de fala pode ocasionar atraso na linguagem oral, e da escrita.
Os primeiros sinais percebidos pelos pais podem ser o atraso ou a presença de trocas na fala, mas os problemas vão muito além disso.
Uma interação efetiva com as outras pessoas precisa ocorrer e, quando a audição está alterada, muitas crianças recebem os “rótulos” de agitadas e difíceis de lidar.
Assim, para uma infância mais feliz e tranquila, é fundamental que a saúde auditiva dos pequenos seja um assunto de atenção dos pais e familiares.
Quais os exames audiológicos essenciais?
A perda auditiva na infância é um assunto muito difícil para pais, amigos e familiares. Quando ocorre a confirmação, todos passam pelo luto que essa notícia acarreta.
No entanto, quando este diagnóstico vem ainda na maternidade com o teste da orelhinha, seguido da confirmação pelos exames eletrofisiológicos, o caminho é diferente de quando o diagnóstico ocorre tardiamente.
Por isso, o teste da orelhinha é um exame fundamental, que não pode deixar de ser realizado. Ainda assim, há também outros testes que devem ser feitos acompanhando o crescimento dos pequenos.
Ou seja, mamães e papais, lembrem-se de marcar o horário do seu filho para cuidar da saúde auditiva, realizando todos os exames conforme a idade. São eles:
- ao nascimento: teste da orelhinha nos primeiros dias de vida. Dando alteração, precisa fazer PEATE e, apresentando alterações à indicação da prótese, auditiva ou implante coclear deve ser realizada antes dos 6 meses de vida,
- aos 6 meses de vida: audiometria comportamental e imitanciometria,
- com 1 ano de vida: audiometria com reforço visual e imitanciometria,
- aos 7 anos: PAC – avaliação do processamento auditivo central,
- TODO ANO: check-up auditivo de audiometria + imitanciometria.
Aproveite o mês das crianças e cultive a saúde auditiva dos pequenos!
Nesse mês das crianças, que tal voltar sua atenção para a audição do seu filho?
Os brinquedos, por exemplo, podem ser uma ótima chance de elevar a autoestima das crianças com a perda auditiva, como no caso da Barbie de aparelhos auditivos, que traz visibilidade à surdez e à livre escolha pelo uso das tecnologias para ouvir! Você sabia que na nossa clínica temos como mascote na entrega dos aparelhos auditivos pediátricos uma girafa que usa aparelhos?
Afinal, cuidar da saúde auditiva das crianças é muito importante e para que o tratamento tenha sucesso é preciso contar com profissionais especializados em atendimento pediátrico.
Por isso, nesse mês das crianças, conte com um atendimento completo e desenvolvido de acordo com as necessidades das crianças. Aqui, na AudioSave, nossa prioridade é fornecer tratamento infantil personalizado e de alta qualidade!
Nós nos esforçamos para garantir que cada criança receba a atenção individualizada que merece. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes, estamos dedicados a ajudar nossos pacientes a superar quaisquer desafios relacionados ao desenvolvimento da linguagem por conta dos problemas auditivos.
O nosso compromisso com as crianças começa na nossa sala de atendimento, toda personalizada pros nossos pequenos!
A audiometria com reforço visual, por exemplo, um exame super importante, consiste na apresentação dos sons condicionando a criança a olhar pros brinquedos que se acendem! Assim, sempre que ela ouve o barulho vai procurar o brinquedo e aí nós sabemos que ela ouviu.
Para cuidar da saúde auditiva do seu pequeno através de um atendimento personalizado para crianças, conte com a AudioSave!