O barulho dos fogos de artifício pode causar perda auditiva

Você sabia que o barulho dos fogos de artifício pode causar perda auditiva irreversível?

A perda auditiva pode ser ocasionada por diversos fatores: congênitos, genéticos, por doenças sistêmicas ou desenvolvida a partir de fatores externos como a exposição a ruídos elevados.

Quando falamos de ruídos elevados, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o volume de som recomendado para uma escuta segura é de no máximo 80 decibéis (dBs), por até 8 horas diárias.

Quanto mais alto for esse som, maiores os riscos de danos aos ouvidos. E mesmo sons agradáveis, como música, se a exposição for frequente e a intensidade elevada, pode causar danos também.

Da mesma forma, mudanças bruscas dessa intensidade do som podem provocar traumas acústicos, trazendo consequências graves, podendo ser transitórias ou irreversíveis.

Então, como ficam os conhecidos foguetes ou fogos de artifício? Qual a consequência desses estouros para os seus ouvidos? 

Os ruídos provocados pela explosão dos fogos de artifícios são danosos à saúde auditiva, por isso, recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou um projeto de lei que visa proibir no país a fabricação e a venda de foguetes com estampido.

Quer saber quais são esses danos? Continue a leitura e confira.

Os fogos de artifício podem causar perda auditiva?

Mas, afinal, quais são os danos que os fogos de artifício podem provocar quando explodem próximo dos ouvidos?

Para isso, precisamos fazer um comparativo entre os níveis de pressão sonora (NPS), ou seja, a intensidade do som (decibel – dB):

  • o silêncio completo é classificado como 0 dBNPS,* um sussurro chega em média a 15 dBNPS;
  • o som de uma conversa em tom normal é de 60 dBNPS;
  • o barulho de um aspirador alcança 90 dBNPS;
  • a turbina de um avião 100 dBNPS.

O ouvido humano pode suportar, sem dor, até 120 decibéis e os fogos de artifícios podem chegar a 150 dBs, causando um trauma acústico que pode provocar danos a sua saúde auditiva, como: 

  • distorção com incapacidade do ouvido transferir claramente o som para o cérebro.
  • hiperacusia, hipersensibilidade aos sons normais.
  • perda auditiva, que pode ser permanente ou temporária, dependendo da intensidade do estrondo e dos danos que ele causou.

Sinais de alerta para a perda auditiva 

Existem alguns sinais de alerta que podem indicar a perda auditiva e um dos mais comuns é a necessidade de aumentar o volume da televisão, do rádio ou da música para conseguir entender o que está sendo dito. 

Outros alertas são:

  • dificuldades em acompanhar conversas em ambientes com ruídos;
  • pedir com frequência para repetir numa conversa;
  • sentir que escuta, porém, não entende com clareza o que foi falado.

Quando as pessoas próximas percebem que precisam falar mais alto ou repetir o que foi dito, também é um indício que o ouvinte está precisando de ajuda em relação a sua saúde auditiva.

Ao menor sinal de perda auditiva, incômodo ou zumbido após passar por um trauma acústico, procure o médico o mais breve possível.

Como proteger sua audição durante as celebrações?

Se você é do tipo que adora celebrar as festas de fim de ano ou outros eventos com fogos de artifícios, o ideal é proteger seus ouvidos na hora dos estouros para reduzir os riscos de danos aos ouvidos, inclusive da perda auditiva.

Uma dica é ficar o mais longe possível da concentração dos estouros. 

Também opte por usar um protetor auricular, ou tampão de silicone, e se isso não for possível na hora que os fogos começaram, coloque os dedos nos ouvidos.

E você, já sabia que o barulho dos fogos de artifício pode causar a perda da audição?

Agora, que tal continuar aqui no nosso blog e entender tudo sobre os traumas acústicos?

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup