Remédio para zumbido no ouvido? Cuidado com as fake news

Remédio para zumbido no ouvido? Cuidado com as fake news

Quando se trata de remédio para zumbido no ouvido e de cuidado com a saúde auditiva a atenção com as fake news e com as famosas receitas caseiras precisa ser redobrada.

Você sabia que, segundo a pesquisa Saúde do Brasileiro – 2023, elaborada pela Hibou, 45% dos brasileiros costumam consultar a internet ou conversar com amigos antes de procurarem um médico ao sentirem algum desconforto físico?

Apesar de já ter se passado mais de um ano da pesquisa, infelizmente a internet se transformou no pronto-socorro de milhões de brasileiros.

Sem contar que também é um vasto e fértil terreno para a disseminação de fake news e dicas de saúde que nem sempre são positivas.

Por isso, quero especialmente falar com você sobre os possíveis “remédios” para zumbido encontrados na internet, afinal, trata-se de fake news e enganação. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

 

Existe remédio para zumbido no ouvido?

Segundo publicação no portal Biblioteca Virtual em Saúde, mantido pelo Ministério da Saúde, o zumbido no ouvido, também chamado de tinnitus, afeta entre 25 a 28 milhões de brasileiros.

É importante frisar que o zumbido não é uma doença e sim um sintoma de algum problema, alteração ou disfunção do sistema auditivo para mais de 90% dos casos.

Entre as principais causas do tinnitus estão:

  • presbiacusia, que é a perda da capacidade auditiva devido o avanço da idade,
  • lesões físicas na região,
  • infecções no ouvido causadas por gripes, otites e resfriados,
  • tímpano perfurado,
  • excesso de cera ou acúmulo de líquido,
  • hipertensão,
  • alto índice de triglicerídeos,
  • diabetes,
  • estresse,
  • poluição sonora ou traumas acústicos,
  • desordens funcionais, como bruxismo entre outras,
  • alterações vasculares e musculares,
  • uso de medicamentos.

 

A possibilidade de cura do zumbido varia conforme a causa, o quadro clínico e a condição do paciente. 

Por exemplo, se o tinnitus é causado por excesso de cera, acúmulo de líquido ou bruxismo, as chances de tratar o problema e eliminar o zumbido são bem altas.

Porém, é preciso dizer que geralmente a causa está relacionada a uma lesão ou perda auditiva. Nesses casos, não há cura, mas os tratamentos para reduzir a intensidade do som e até mesmo a ansiedade e mal-estar do paciente, podendo levar à remissão.

Ou seja, não existe remédio para zumbido no ouvido, há possibilidades de tratamento para as possíveis causas.

 

Leia também: Como a diabetes afeta a audição?

 

A disseminação de fake news para a cura do zumbido

São inúmeras as postagens na internet trazendo dicas de como curar ou indicando remédio para dor no ouvido, que vão desde receitas caseiras e dicas de saúde até mesmo uso de medicamentos.

Como dissemos, o tinnitus é um sintoma, então, provavelmente, há algo a ser diagnosticado. Por isso, não acredite em soluções milagrosas ou dicas poderosas que prometem a cura para o problema.  Muito menos cápsulas com “ervas” que você nem sabe a composição real!

Vale lembrar que em março de 2023 foi utilizada uma imagem do padre Fábio de Melo afirmando ter usado um determinado remédio para zumbido no ouvido que o havia curado do seu problema. Fato que foi desmentido pelo próprio padre em suas redes sociais. O mesmo aconteceu com o Dr Drauzio Varela que teve sua imagem e trechos de uma fala utilizados por essa verdadeira farsa.

Não é raro nas consultas atendermos pacientes frustrados que recorreram à internet e compraram produtos “milagrosos” com a promessa de cura. 

Não esqueça: a oferta de remédio para zumbido no ouvido e toda solução para ajudar no problema, sem o devido diagnóstico, é enganação.

Todo medicamento precisa ser devidamente registrado e autorizado na Anvisa, além de precisar ser receitado por um médico. Tudo isso após uma investigação profunda do problema e uma avaliação clínica do paciente. 

 

Qual o verdadeiro remédio para zumbido no ouvido? 

O primeiro passo para ter acesso a um verdadeiro remédio para zumbido no ouvido é procurar o médico otorrinolaringologista para começar a investigação e outros profissionais de saúde como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, podem ser necessários.

Podem fazer parte do tratamento:

  • reabilitação do paciente por meio de aconselhamento e terapia de enriquecimento sonoro, para aliviar os sintomas do zumbido,
  • uso de aparelhos auditivos,
  • mudanças no estilo de vida,
  • dependendo do caso e do paciente, uso de medicamentos para tratar hipertensão, diabetes, infecções ou outras possíveis causas do tinnitus, bem como ansiedade e outros transtornos relacionados à perda auditiva.

Agora, que tal continuar aqui no nosso blog e conferir também os cuidados que você deve ter com o golpe na compra aparelhos auditivos?

 

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup