Com a chegada do outono os cuidados com a saúde auditiva precisam ser redobrados, afinal, esse período favorece infecções e ressecamentos no conduto auricular.
Março é marcado pela chegada de um clima mais ameno e agradável, por dias mais curtos e noites mais longas, além das quedas das folhas, que transformam paisagens em cenários incríveis.
Porém, as mudanças de temperatura e a redução da umidade do ar, características marcantes do outono, favorecem a proliferação de fungos, vírus e bactérias, aumentando as chances de crises alérgicas, inflamações e infecções.
No entanto, é natural as pessoas focarem na prevenção e cuidado das doenças respiratórias, características da época, esquecendo de dar uma atenção especial à saúde auditiva, que também sofre os efeitos da mudança climática.
Ficou interessado em saber como o outono impacta a saúde dos seus ouvidos e como você pode se proteger? Continue a leitura e confira.
A relação entre o outono e a saúde auditiva
No tempo seco as temperaturas podem variar bastante, com manhãs e noites frias contrastando com dias mais quentes.
É por isso que nesse período são comuns problemas e doenças respiratórias, como resfriados, gripes, sinusites e alergias, que podem impactar também na saúde auditiva.
Em especial, gripes, sinusites e resfriados podem causar:
- entupimento nos ouvidos,
- zumbido e estalos,
- inchaços,
- perda temporária ou permanente da audição,
- infecção do ouvido interno.
Importante destacar também que o ar mais seco favorece o ressecamento da pele em geral, podendo afetar, inclusive, os ouvidos.
Leia também: Quais os impactos dos alimentos na sua saúde auditiva?
Principais problemas auditivos no outono
Quando se trata de saúde auditiva, os principais problemas auriculares verificados em consultórios e atendimentos médicos durante o outono são:
Otites
Otite é um conceito médico usado para se referir a toda inflamação que acomete uma das regiões do ouvido.
Por isso, ela é classificada em:
- otite externa, atinge o canal auditivo externo, geralmente é causada por infecção bacteriana ou fúngica,
- média, ocorre no ouvido médio e surge durante ou após resfriados, gripes e infecções respiratórias ou na garganta,
- interna, atinge o ouvido interno (labirinto) pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, alergias, lesões no ouvido ou alterações anatômicas.
No que se refere à saúde auditiva no outono, a otite média é um dos problemas mais comuns nesse período, afinal, ela decorre de inflamações no nariz e na faringe, geralmente ocasionadas por gripes, resfriados e sinusites.
Ressecamento do conduto auditivo
Outro problema comum no outono e que pode afetar a saúde auditiva é o ressecamento do conduto auditivo.
O ar mais seco e a queda de temperatura, características da estação, aliado a um banho mais quente, favorecem o ressecamento da pele, inclusive nos ouvidos.
Por isso, o ressecamento do canal auditivo também é mais comum no outono e pode favorecer a coceira, irritação, dores e até mesmo infecções.
Dicas para proteger sua saúde auditiva na estação
Para cuidar da sua saúde auditiva no outono, e praticamente durante todo o ano, é preciso manter sempre seus ouvidos limpos e secos.
Lembre-se que os conhecidos cotonetes não são indicados para limpar e secar. Use sempre uma toalha limpa.
É importante também evitar exposições ao vento ou ambientes extremamente frios, sem o uso de protetores auriculares.
Em caso de ouvidos ressecados, existem gotas otológicas específicas para hidratação e prevenção.
Outra dica para proteger a sua saúde auditiva é cuidar da sua saúde respiratória, para evitar gripes, resfriados e sinusites, que possam resultar em complicações para os seus ouvidos.
Ao sinal de qualquer alteração auricular, procure o médico o mais breve possível.
Uma otite não tratada pode comprometer a qualidade da sua audição ou mesmo provocar a perda auditiva. Por outro lado, existem formas eficazes de tratá-la.
Na hora de cuidar da sua saúde auditiva, não esqueça que a AudioSave é a sua parceira de todos os momentos para ajudar você a ouvir o mundo melhor.