Cuidados com a saúde auditiva no outono

Cuidados com a saúde auditiva no outono: dicas para se proteger de otites e ressecamento do conduto auditivo

Com a chegada do outono os cuidados com a saúde auditiva precisam ser redobrados, afinal, esse período favorece infecções e ressecamentos no conduto auricular.

Março é marcado pela chegada de um clima mais ameno e agradável, por dias mais curtos e noites mais longas, além das quedas das folhas, que transformam paisagens em cenários incríveis.

 Porém, as mudanças de temperatura e a redução da umidade do ar, características marcantes do outono, favorecem a proliferação de fungos, vírus e bactérias, aumentando as chances de crises alérgicas, inflamações e infecções. 

No entanto, é natural as pessoas focarem na prevenção e cuidado das doenças respiratórias, características da época, esquecendo de dar uma atenção especial à saúde auditiva, que também sofre os efeitos da mudança climática. 

Ficou interessado em saber como o outono impacta a saúde dos seus ouvidos e como você pode se proteger? Continue a leitura e confira.

A relação entre o outono e a saúde auditiva 

No tempo seco as temperaturas podem variar bastante, com manhãs e noites frias contrastando com dias mais quentes.

É por isso que nesse período são comuns problemas e doenças respiratórias, como resfriados, gripes, sinusites e alergias, que podem impactar também na saúde auditiva.

Em especial, gripes, sinusites e resfriados podem causar:

  • entupimento nos ouvidos,
  • zumbido e estalos,
  • inchaços,
  • perda temporária ou permanente da audição,
  • infecção do ouvido interno.

Importante destacar também que o ar mais seco favorece o ressecamento da pele em geral, podendo afetar, inclusive, os ouvidos.

 

Leia também: Quais os impactos dos alimentos na sua saúde auditiva?

 

Principais problemas auditivos no outono 

Quando se trata de saúde auditiva, os principais problemas auriculares verificados em consultórios e atendimentos médicos durante o outono são:

 

Otites

Otite é um conceito médico usado para se referir a toda inflamação que acomete uma das regiões do ouvido. 

Por isso, ela é classificada em:

  • otite externa, atinge o canal auditivo externo, geralmente é causada por infecção bacteriana ou fúngica, 
  • média, ocorre no ouvido médio e surge durante ou após resfriados, gripes e infecções respiratórias ou na garganta, 
  • interna, atinge o ouvido interno (labirinto) pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, alergias, lesões no ouvido ou alterações anatômicas.

No que se refere à saúde auditiva no outono, a otite média é um dos problemas mais comuns nesse período, afinal, ela decorre de inflamações no nariz e na faringe, geralmente ocasionadas por gripes, resfriados e sinusites.

 

Ressecamento do conduto auditivo

Outro problema comum no outono e que pode afetar a saúde auditiva é o ressecamento do conduto auditivo.

O ar mais seco e a queda de temperatura, características da estação, aliado a um banho mais quente, favorecem o ressecamento da pele, inclusive nos ouvidos.

Por isso, o ressecamento do canal auditivo também é mais comum no outono e pode favorecer a coceira, irritação, dores e até mesmo infecções.

 

Dicas para proteger sua saúde auditiva na estação

Para cuidar da sua saúde auditiva no outono, e praticamente durante todo o ano, é preciso manter sempre seus ouvidos limpos e secos. 

Lembre-se que os conhecidos cotonetes não são indicados para limpar e secar. Use sempre uma toalha limpa. 

É importante também evitar exposições ao vento ou ambientes extremamente frios, sem o uso de protetores auriculares. 

Em caso de ouvidos ressecados, existem gotas otológicas específicas para hidratação e prevenção.

Outra dica para proteger a sua saúde auditiva é cuidar da sua saúde respiratória, para evitar gripes, resfriados e sinusites, que possam resultar em complicações para os seus ouvidos.

Ao sinal de qualquer alteração auricular, procure o médico o mais breve possível.

Uma otite não tratada pode comprometer a qualidade da sua audição ou mesmo provocar a perda auditiva. Por outro lado, existem formas eficazes de tratá-la. 

Na hora de cuidar da sua saúde auditiva, não esqueça que a AudioSave é a sua parceira de todos os momentos para ajudar você a ouvir o mundo melhor.

 

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup