Dificuldade de entender o que as pessoas falam

Dificuldade de entender o que as pessoas falam: o que fazer?

A dificuldade de entender o que as pessoas falam e não compreender o que foi dito pode ser o primeiro sinal da perda auditiva quando ela ainda é pequena.

Essa percepção de escutar e não entender é uma queixa comum em ambientes mais ruidosos, principalmente quando há mais de uma pessoa falando no local. 

Também é uma reclamação muito frequente dos pacientes que apresentam uma perda auditiva leve ou moderada. 

Quando isso acontece a pessoa se sente desconfortável e fica insegura para acompanhar as conversas do dia a dia, ocasionando muitas vezes o isolamento social, numa tentativa de evitar a situação. 

Sim, a dificuldade ou incapacidade de ouvir causa o isolamento e os motivos para perder o interesse em participar de eventos sociais e familiares são: 

  • mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo, pode ocasionar dificuldade de compreensão,
  • ruídos ambientais mais elevados podem se sobressair nessas situações,
  • a fala mais distante pode ficar ininteligível,
  • não compreender e não querer pedir para repetir o que foi dito para não dar trabalho.

Mas, afinal, o que fazer diante da dificuldade de entender o que as pessoas falam? Continue a leitura e confira algumas dicas.

 

Por que escuto, mas tenho dificuldade de entender o que as pessoas falam? 

A dificuldade de entender o que as pessoas falam boa parte das vezes está diretamente associada à perda auditiva. 

Pode estar associada também ao Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC), a chamada doença da incompreensão, que é quando uma pessoa com audição normal detecta o som, porém, não interpreta as informações.

Crianças e adultos podem apresentar o DPAC e o distúrbio pode ser causado por problemas durante o período gestacional, hereditariedade, otites frequentes nos primeiros anos de vida e falta de estimulação auditiva, especialmente na primeira infância.

A dificuldade de entender o que as pessoas falam também pode estar associada às doenças que afetam os nervos auditivos.

 

Quais são os sinais que estou com perda auditiva? 

A perda auditiva é mais comum do que se imagina e, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,5 bilhão de pessoas apresentam problemas auditivos. 

Você percebe dificuldades para entender quando conversa ao telefone ou usa sempre o viva-voz?

Cuidado! Esse pode ser um dos sinais de perda auditiva, pois as ondas de rádio utilizadas na telefonia são uma compactação das frequências audíveis, podendo perder qualidade e piorando o entendimento.

Além desse, também são sinais de perda a auditiva:

  • dificuldade em entender o que as pessoas falam,
  • falar muito alto,
  • necessidade de aumentar o volume da TV e rádios,
  • desconforto a sons muito intensos,
  • zumbido ou sensação de ouvido tapado,
  • isolamento social e depressão.

 

Cuidados essenciais para quem tem dificuldade de entender o que as pessoas falam 

Como já falamos, se você já passou pela situação de concordar com o que as pessoas dizem, mesmo sem entender claramente as palavras, saiba que isso pode ser um sinal de perda auditiva inicial!

É importante reconhecer os sintomas precoces e buscar ajuda especializada para garantir que você não perca nenhum detalhe das conversas e interações diárias.

Não deixe para depois, quanto antes você der início ao uso dos aparelhos auditivos, melhor é o prognóstico do tratamento da reabilitação auditiva!

Assim como fazemos regularmente exames de vista, acompanhamento da pressão arterial e do diabetes, por exemplo, também devemos realizar regularmente exames auditivos.

 

Realizar uma audiometria é o primeiro passo do seu tratamento!

A opção para tratar a perda auditiva, assim que diagnosticada, é fazer uso de aparelhos auditivos. 

Escolher o aparelho auditivo correto é uma das decisões mais importantes para garantir o sucesso da adaptação. 

Por isso, oferecemos uma gama completa de produtos com tecnologia de ponta, bem como um vasto portfólio que atende pessoas com diferentes tipos de perda auditiva.

Na AudioSave, queremos que você tenha a melhor experiência! Por isso, contamos com toda a estrutura e equipamentos necessários para acompanhá-lo em todas as etapas do cuidado com a sua saúde auditiva.

A dificuldade de entender o que as pessoas falam é tratável e a AudioSave está sempre do seu lado ajudando você, desde o diagnóstico até o suporte na escolha do melhor aparelho auditivo. Além de dar apoio em todas as fases de adaptação. 

Agende agora mesmo a sua avaliação.

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup