Quando falamos em perda auditiva, os traumas acústicos podem ser uma das causas.
Esse tipo de lesão pode ser causada por diversos fatores, sendo importante conhecer alguns deles para identificar os sintomas e procurar um profissional especializado nessa condição.
Dessa maneira, com o tratamento adequado, é possível superar os efeitos gerados e viver com mais bem-estar, restabelecendo a saúde auditiva.
Para saber mais a respeito dos traumas acústicos, suas causas e tratamentos, continue a leitura!
Desvendando os traumas acústicos
De modo geral, podemos definir os traumas acústicos como lesões que incidem sobre as células ciliadas localizadas no ouvido.
Assim, os danos causados a essas estruturas podem levar à perda auditiva, que é acompanhada por outros sintomas como zumbido, dor no ouvido e dificuldade crescente de compreender os sons ao redor.
Esse tipo de lesão pode ser causada pela exposição única a ruídos de alta intensidade ou até mesmo por algum tipo de impacto na região do ouvido.
Um caso recente que teve alta repercussão foi o do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O político recebeu um tiro na orelha e algumas matérias levantaram a hipótese de uma perda auditiva por trauma acústico, mas nesta circunstância isso é pouquíssimo provável. Mesmo com a alta intensidade do disparo de uma arma de fogo, que pode chegar a 140dB (fuzil calibre 556), no caso de Trump o disparo ocorreu a 120 metros de distância. A cada metro do disparo a energia do som se dissipa 6dB, então a 120 metros de distância, a intensidade do som que chegou no ex-presidente dos EUA foi de, aproximadamente, 20dB. Não havendo riscos de perda auditiva por trauma acústico.
Consequências dos traumas acústicos na vida do paciente
Em muitos casos, os sintomas podem começar com a presença de zumbido nos ouvidos após a exposição ao som de alta intensidade, aos poucos as dificuldades relacionadas ao entendimento de palavras podem surgir de forma gradativa, tornando-se mais graves conforme a condição avança.
Assim, a pessoa passa a ter mais dificuldade para compreender a fala nos ambientes ruidosos, precisa pedir pra repetir o que foi dito e aumenta o volume dos aparelhos eletrônicos como a, televisão.
Todos esses fatores podem contribuir para uma perda significativa da qualidade de vida, dificultando tarefas cotidianas.
Além disso, também pode ser mais difícil interagir com amigos e familiares, o que gera prejuízos graves ao bem-estar de quem perde a audição.
Por esse motivo, ao notar os sintomas de perda auditiva, é essencial procurar profissionais especializados, de modo a realizar um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado do quadro.
Reabilitação auditiva: retome o controle da sua audição!
Você sabia que quando você compra aparelhos auditivos, você não está comprando um produto?
Os aparelhos são parte do tratamento para esse tipo de condição, sendo uma das ferramentas utilizadas pelos fonoaudiólogos para iniciar a reabilitação auditiva dos pacientes.
Geralmente, pessoas com perda auditiva levam cerca de 3 a 5 anos para buscar o tratamento com o uso dos aparelhos auditivos. Esse período de privação sensorial, faz com que as células auditivas e o cérebro diminuam sua capacidade de decodificar e entender os sons como eles realmente ocorrem.
Usar aparelhos auditivos adequadamente é o primeiro passo! Eles vão dar condições para que as orelhas recebam as informações na intensidade real, fornecendo suporte ao cérebro para que ele aprenda a ouvir novamente.
O tratamento realizado pela AudioSave é personalizado, incluindo acolhimento, aconselhamentos constantes e ajustes precisos no processo da seleção tecnológica ideal para cada caso.
Buscamos minimizar as limitações na comunicação, aumentar a autoconfiança e melhorar sua qualidade de vida, através de tecnologia de ponta e cuidados genuínos da nossa equipe de fonoaudiólogas.
Por isso, para dar início à sua reabilitação auditiva, conte com os profissionais da AudioSave e com as soluções oferecidas aqui. Entre em contato conosco e dê início ao seu tratamento!