Mapeamento de fala: seu aparelho auditivo em pleno funcionamento

Mapeamento de fala: seu aparelho auditivo em pleno funcionamento

Como você sabe se o seu aparelho auditivo está amplificando os sons de fala corretamente? A única maneira de ter esta resposta é através de uma verificação objetiva dos aparelhos: o mapeamento de fala.

Através desta avaliação o fonoaudiólogo pode ajustar precisamente os aparelhos fazendo as modificações necessárias e sabendo como atingir os alvos ideais.

É um procedimento obrigatório, de acordo com as recomendações do Conselho Federal de Fonoaudiologia, com extrema relevância, pois ele aumenta as chances de sucesso da adaptação aos aparelhos! Também oferece dados importantes de orientações aos pacientes que compreendem melhor vendo os gráficos dos sons que chegam após os ajustes.

Continue lendo para saber mais e entenda o que é o mapeamento de fala e a sua importância.

O que é o mapeamento de fala e qual a importância de realizá-lo?

O mapeamento de fala é o nome popular para: Verificação Eletroacústica com sons de fala.

É um exame cujo objetivo é garantir que seus aparelhos auditivos estejam sendo eficazes, amplificando todas as frequências de fala de maneira adequada, garantindo sons audíveis independentemente do ambiente em que você está!

Com a realização deste exame, os usuários de aparelhos auditivos têm maiores chances de melhor compreensão, pois temos a certeza de que os sons de fala estarão do jeito que é necessário, aumentando os benefícios e minimizando queixas recorrentes.

Esse procedimento soluciona algumas das queixas mais frequentes dos usuários de aparelho auditivo, como:

  • sons de fala “misturados” ao ruído ambiental,
  • aparelhos muito intensos,
  • fala incompreensível.

Como o exame mapeamento de fala é realizado?

Este procedimento é indolor e independe da resposta do paciente. Os procedimentos de realização podem variar de acordo com a idade ou necessidade do paciente.

Colocamos um tubo fino, que vai realizar a captação da amplificação realizada pelo aparelho, ao vivo, em funcionamento. Com estas informações realizamos os ajustes visualizando gráficos que nos possibilitam analisar de forma precisa como tudo está ocorrendo dentro dos ouvidos.

O fonoaudiólogo, realiza todas as alterações necessárias para garantir que a fala esteja audível, seja num ambiente silencioso ou ruidoso.

Outra forma de realizar o mapeamento de fala é com um simulador de ouvido. Nesses casos, ao invés do tubo ser colocado na orelha, os aparelhos são ajustados num acoplador de 2cc, que simula o volume do conduto auditivo.

Esse método é recomendado para crianças pequenas, pessoas com demências que não entendem o procedimento padrão e/ou para pessoas com membrana timpânica perfurada.

Os benefícios do exame para o funcionamento do aparelho auditivo

Grande parte dos pacientes que têm dificuldades para se adaptar ao uso do aparelho auditivo, queixam-se da falta de distinção dos sons e também de ruídos muito intensos durante conversas ou mesmo em ambientes silenciosos.

Com o mapeamento de fala, esses problemas são eliminados ou reduzidos consideravelmente.

Aqui, na AudioSave, realizamos a verificação eletroacústica, desde 2017, em todos os pacientes no momento do teste domiciliar!

Desta forma, no seu teste você pode aproveitar os melhores ajustes possíveis, focando apenas na tecnologia que está avaliando para decidir aquela que atende melhor às suas necessidades.

Também realizamos essa avaliação em pacientes que compraram seus aparelhos em locais que não possuem o equipamento necessário para o exame.

Entre em contato conosco para saber mais e faça seu mapeamento de fala com nossos especialistas.

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Compartilhe este post

Whatsapp
Close Popup

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência nesse site. Ao continuar sua navegação em nossas páginas, você está concordando com nossa política de privacidade.

Close Popup