Estamos no mês da campanha de alerta nacional ao zumbido. As pessoas que apresentam esse problema podem ter uma diminuição significativa da qualidade de vida quando apresentam dificuldades para dormir e de concentração, aumento da ansiedade e depressão, por exemplo.
Além disso, o zumbido pode se tornar um fator limitante para a vida social do paciente dependendo da sua gravidade, uma vez que as condições são diversas.
Independente da causa, esse sintoma é um alerta do corpo que significa que algo não está bom, por isso é necessário que você busque ajuda especializada.
Continue lendo para saber mais sobre a campanha do Novembro Laranja e entenda mais sobre o zumbido.
Como surgiu a campanha do Novembro Laranja?
Criada em 2006, pela Profª Drª Tanit Ganz Sanchez, uma otorrino que se dedica ao tratamento do zumbido, a campanha do Novembro Laranja nasceu como forma de conscientizar a população sobre as consequências do zumbido na vida das pessoas e os possíveis tratamentos. Em 11 de novembro, temos o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido.
No ano de 2017, a campanha passou a abordar também outros dois problemas auditivos: a Misofonia e a Hiperacusia, que também ganharam seus respectivos dias de conscientização nos dias 12 e 13 de novembro.
A Misofonia é uma condição auditiva recentemente descrita, por isso mesmo muitas pessoas podem tê-la sem saber. Descrita como uma intolerância a determinados tipos de sons comuns no nosso dia a dia como:
- ouvir alguém mastigar;
- estalar os lábios;
- digitação em teclados ou o botão do mouse;
- cliques do botão da caneta;
- e até mesmo o som de alguém balançando as pernas.
Normalmente esta intolerância existe a sons muito baixos, mas para as pessoas que sofrem desta condição, eles se tornam insuportáveis, causando enormes desconfortos e crises de ansiedade.
Já a hiperacusia é uma sensibilidade a ruídos de intensidade mais elevada que são comuns no nosso dia a dia, como:
- conversas mais altas num restaurante;
- o funcionamento de eletrodomésticos como o liquidificador;
- música em festas;
- e até mesmo o barulho do trânsito que é tão comum na nossa vida.
Quais as causas para o zumbido no ouvido?
Agora que você já sabe mais sobre a campanha do Novembro Laranja, podemos falar sobre o zumbido em si.
Esse som, normalmente relatado dentro dos ouvidos ou na cabeça, pode ser ouvido principalmente em momentos silenciosos, sem que haja presença de som no ambiente. Existem várias causas para esse problema. As mais comuns são:
- exposição a sons altos constantes;
- infecções de ouvido;
- perda auditiva;
- excesso de cera no conduto;
- problemas de coluna;
- disfunções da articulação temporomandibular;
- alterações metabólicas como no diabetes;
- pressão alta;
- obesidade e
- tabagismo.
Além disso, a depressão e a ansiedade também podem ser gatilhos para o zumbido.
Como reduzir os zumbidos?
Quem tem zumbido precisa de acompanhamento multidisciplinar e deve modificar algumas atitudes no seu dia a dia para minimizar o sintoma e ter melhor qualidade de vida.
Entre as principais recomendações, estão:
- realizar acompanhamento e exames auditivos;
- evitar jejum prolongado;
- retirar farinhas brancas da dieta;
- não ingerir leites e derivados;
- reduzir o sal e a cafeína;
- cortar todos os tipos de açúcar, mel e aspartame;
- beber mais de 2 litros de água por dia.
Também é importante não se expor a ruídos que podem causar mais zumbido após a exposição.
A orientação mais importante quando se identifica a presença de zumbido é procurar profissionais qualificados e especializados. Mesmo otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, dentistas e fisioterapeutas sendo os profissionais ideais na equipe multidisciplinar deste tratamento, ressaltamos que é necessário buscar nestas especialidades os profissionais que se dedicam a este tratamento pois, nem todos conhecem sobre o assunto é são capazes de investigar a causa e tratar esse problema.
Aproveite que estamos no Novembro Laranja para procurar um tratamento e ter mais qualidade de vida. Conte com a AudioSave para isso. Entre em contato e converse com um fonoaudiólogo especialista no assunto.