A perda auditiva não escolhe idade nem sexo para aparecer e pode se fazer presente na vida de muitas pessoas.
Quando isso acontece com alguém que amamos e começamos a perceber os primeiros sintomas, ou quando se tem um diagnóstico em mãos, é natural se perguntar o que pode ser feito para apoiá-la e tornar todo esse processo mais fácil.
Para participar desse momento de forma positiva e ajudar alguém a dar início ao tratamento adequado com mais tranquilidade, informar-se é a melhor solução.
Continue a leitura e saiba como você pode apoiar uma pessoa com perda auditiva!
Como apoiar uma pessoa com perda auditiva?
A comunicação é fundamental e quando prejudicada pela perda auditiva pode causar desentendimentos, irritação e até isolamento. Afinal, participar das conversas, compartilhar experiências e estar presente é fundamental para a convivência social e rotina diária.
Por isso, esse pode ser um processo aparentemente difícil e repleto de desafios, mas com as informações certas tudo pode ser simplificado. Confira nossas dicas de como apoiar uma pessoa com perda auditiva e auxiliá-la ao longo dessa adaptação:
Entenda mais sobre a audição
Para ajudar uma pessoa que está perdendo a audição, é preciso entender um pouco mais sobre esse sentido.
A audição começa com o som, que percorre o ar em ondas e bate no pavilhão auricular. Pelo seu formato ele direciona essas ondas para o conduto auditivo. Essas ondas sonoras fazem a movimentação da membrana timpânica, fina como uma “pele de tambor” e coladinha a ela está o conjunto de ossículos: martelo, bigorna e estribo.
Esses ossículos vão se movimentar em conjunto fazendo com que líquidos se mexam dentro da cóclea. A movimentação faz com que os pequenos cílios se mexam, gerando um estímulo elétrico em suas bases. Essa estimulação elétrica será transmitida pelo nervo auditivo até chegar ao cérebro, para só então esses sons serem interpretados.
Assim, a perda auditiva é causada por danos em uma ou mais dessas etapas, seja pela idade avançada, exposição a sons muito altos por longos períodos ou infecções na região.
Incentive a realização de exames
Se você conhece alguém que tem demonstrado indícios de que está perdendo a audição, como: falar muito alto ou pedir para repetir o que foi dito com muita frequência, incentivar a realização de exames também é uma boa forma de demonstrar apoio.
Antes de utilizar um aparelho auditivo, por exemplo, o exame básico a ser feito é a Audiometria, um exame padrão ouro que vai ser decisivo para o diagnóstico da perda.
Porém, para uma boa adaptação aos aparelhos auditivos, é preciso contar com mais detalhes até mesmo neste exame, pois um ajuste preciso envolve também a verificação objetiva com sons de fala – mapeamento de fala e testes em cabine para validar estes resultados.
Auxilie no período de adaptação
Uma das informações que você pode buscar para auxiliar alguém com perda da audição é como cuidar dos aparelhos auditivos, porque isso é parte da rotina de muitas pessoas.
A limpeza desses dispositivos, por exemplo, deve ser feita todos os dias, para remover a cera que pode impedir a saída do som e diminuir a potência dos aparelhos.
O desumidificador elétrico é mais um equipamento que deve fazer parte dessa rotina, para remover a umidade dos dispositivos, evitando oxidação dos componentes. Ele também realiza uma limpeza mais profunda com ação bactericida e fungicida.
Ajude na escolha do aparelho ideal
Um bom aparelho auditivo não deve trazer desconforto ao seu usuário, por isso encontrar o mais adequado é uma decisão bastante importante.
No entanto, a seleção do modelo ideal para cada perda deve ser realizada pelo fonoaudiólogo considerando o grau de perda, configuração audiométrica, estilo de vida e até mesmo produção de cera ou transpiração excessiva, que podem influenciar nessa escolha.
Muito mais importante que a marca dos aparelhos, neste momento de decisão pela compra, o mais importante é confiar no profissional que está atendendo você!
Quer saber mais sobre o que fazer para apoiar uma pessoa com perda auditiva? Para adquirir informações de quem entende desse assunto, entre em contato com a Audiosave e tire todas as suas dúvidas!